BOTOEIRA DE COMANDO À PROVA DE EXPLOSÃO AL/WR-80

Como fabricante de material elétrico blindado a prova de tempo e de explosão, a Alltex Equipamentos Elétricos iniciou suas atividades no mercado no ano de 2008. Desenvolvendo, fabricando e certificando produtos Ex-d, a Alltex produz a botoeira de comando à prova de explosão.

botoeira de comando à prova de explosão é fabricada em liga de alumínio fundido copper-free, e leva pintura com tinta epóxi cinza claro na cor Munsell N6.5 ou pode ser fornecida em esmalte sintético na cor cinza martelado.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS DA BOTOEIRA DE COMANDO À PROVA DE EXPLOSÃO

Conhecida também como Botoeira de liga desliga ex-d, a botoeira de comando à prova de explosão pode ser comercializada com um botão ou dois botões liga / desliga (verde / vermelho), com elementos para comando de 10A e 500V. A Alltex também comercializa a Botoeira tipo Emergência, montada com botão tipo soco ou sinaleiro, com um botão luminoso.

Montada em caixa tipo WR-14P/12, a botoeira de comando à prova de explosão tem o formato retangular e possui entradas rosqueadas nas posições B e H, com furação de Ø ¾”, nas roscas BSP ou NPT, conforme solicitação do cliente. A pedidos podem ser acompanhadas de tampão ou prensa-cabos nas roscas. Possuímos certificado de conformidade do INMETRO, tipo de proteção Ex d IIB, zonas 1 ou 2 – grupos IIA ou IIB, grau de proteção IP66. As tampas da botoeira de comando à prova de explosão são afixadas ao corpo através de parafusos sextavados e arruelas em aço Inox resistentes a corrosão, e as caixas são fornecidas com terminal a compressão para conexão de cabo. Sua fixação é feita através de “orelhas” reforçadas para maior segurança e a manutenção é facilitada pela remoção da tampa.

ONDE SÃO UTILIZADAS AS CAIXAS TIPO BOTOEIRA DE COMANDO À PROVA DE EXPLOSÃO?

Para se considerar uma caixa como um invólucro à prova de explosão, a mesma precisa ser suficientemente resistente e vedada para não propagar uma explosão, e cuja temperatura superficial não provoque a ignição de uma atmosfera explosiva.

Desta forma as Botoeiras de comando são desenvolvidas e testadas para atender tais requisitos, baseando-se nas normas NBR 9518, NBR 5363, NBR 6146, NBR IEC 60079-1, NBR IEC 60079-0.

Portanto são recomendadas para uso em ambientes onde haja risco de explosões, tais como plataformas, refinarias de petróleo, industrias químicas e petroquímicas, industria de papel e celulose, usinas em geral, etc., tendo a função de acionamento de máquinas. Consulte nosso catalogo, referência AL/WR-80, e veja nossas condições de fornecimento.