CONDULETE À PROVA DE EXPLOSÃO AL/WR-115

Quando falamos em atmosferas explosivas, logo pensamos nos danos que uma explosão em uma industria química poderá causar. Portanto para segurança de todos os colaboradores de uma empresa, é necessário que o projeto elétrico contemple produtos à prova de explosão caso a instalação elétrica seja em um ambiente de risco.

A Alltex Equipamentos Elétricos trabalha com uma vasta gama de produtos à prova de explosão (Ex-d), sendo um deles o condulete à prova de explosão.

O Condulete à prova de explosão ou Ex-d é fabricado em liga de alumínio fundido copper-free de alta resistência mecânica. Seu projeto foi desenvolvido para resistir a uma explosão e impedir a propagação de chamas. O acabamento dos condulete à prova de explosão é feito em pintura eletrostática na cor cinza Munsell N6.5, parafusos sextavado em aço Inox, entradas rosqueadas de Ø 1/2″ a 2″, com roscas NPT ou BSP.

TIPOS DE SAÍDA DO CONDULETE À PROVA DE EXPLOSÃO – AL/WR-115

Para a instalação do condulete à prova de explosão nos eletrodutos, os mesmos são fornecidos nas saídas E, C, LL, LR, LB, T, TB e X, proporcionando versatilidade na instalação e no projeto.

Essas caixas de passagem tipo condulete à prova de explosão também conhecidos como invólucros, são recomendados para uso em áreas onde ocorram riscos de explosão por gases, vapores inflamáveis e/ou poeiras combustíveis como: Plataformas petrolíferas, Petroquímicas, Químicas, Armazéns, Depósitos de grãos, Indústrias alimentícias, Farmacêuticas, áreas confinadas e na manipulação, transporte ou depósito de produtos químicos e inflamáveis em geral. Seu uso é de extrema importância em uma área de risco para que evite a propagação da chama em uma eventual explosão.

O QUE É UMA ÁREA DE RISCO?

A norma IEC60079-10) tem por objetivo quantificar a área de risco em uma planta. As áreas de risco são divididas em Zonas 0, 1, 2 e não classificadas.

  • ZONA 0 – A atmosfera explosiva está sempre presente. Nessa região só são permitidos equipamentos de segurança intrínseca Ex-ia.
  • ZONA 1 – A probabilidade de se encontrar uma atmosfera explosiva é elevada. Nessa região são permitidas das proteções Ex-d, Ex-e, Ex-ib, Ex-o, Ex-q, Ex-m, Ex-p, além das permitidas para a Zona 0
  • ZONA 2 – A probabilidade da existência de uma atmosfera explosiva é improvável. O aparecimento de uma atmosfera potencialmente explosiva poderá inadvertidamente ocorrer durante uma operação de manutenção ou funcionamento anormal da instalação. Nessa região são permitidos o uso da proteção Ex-N e de equipamentos industriais.