UNIÃO FÊMEA FÊMEA – AL/UFF

Todo projeto de instalação elétrica industrial, tem a necessidade de contemplar as conexões, sejam elas para instalações à prova de tempo ou instalações à prova de explosão.

É necessário o cliente pesquisar no mercado quais produtos os fabricantes tem para oferecer e o que mais se encaixa ao projeto. A Alltex Equipamentos Elétricos é uma opção ao cliente, de fabricante de material elétrico blindado à prova de tempo (TGVP) e à prova de explosão (Ex-d). Um dos produtos na linha de conexões é a União fêmea fêmea.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA UNIÃO FÊMEA FÊMEA AL/UFF

União fêmea fêmea pode ser fabricada em alumínio fundido ou em ferro nodular de alta resistência mecânica, galvanizada à fogo ou galvanizada eletrolítico. Ela é composta de corpo, porca de aperto (tampa) e ponta lisa. Com duas roscas internas, a União fêmea fêmea pode ser BSP ou NPT, de acordo com a necessidade do cliente. Seu diâmetro varia de Ø 1/2″ a 4″, sendo que as bitolas de Ø 2.1/2″, 3″ e 4″ podem ser com o corpo oitavado. A Alltex Equipamentos também trabalha com a União Macho/Fêmea além de outras conexões.

REFERÊNCIAS ALLTEX PARA UNIÃO FÊMEA FÊMEA

  • AL/UFF-1 – Diâmetro  Ø 1/2″
  • AL/UFF-2 – Diâmetro  Ø 3/4″
  • AL/UFF-3 – Diâmetro Ø 1″
  • AL/UFF-4 – Diâmetro  Ø  1.1/4″
  • AL/UFF-5 – Diâmetro  Ø  1.1/2″
  • AL/UFF-6 – Diâmetro  Ø  2″
  • AL/UFF-7 – Diâmetro  Ø  2.1/2″
  • AL/UFF-8 – Diâmetro  Ø  3″
  • AL/UFF-10 – Diâmetro  Ø  4″

UNIÃO FÊMEA FÊMEA À PROVA DE EXPLOSÃO (EX-D)

Para uma instalação elétrica industrial de uma Petroquímica por exemplo, é preciso que os produtos utilizados sejam à prova de explosão (Ex-d).

E uma conexão para ser utilizada neste ambiente deve passar pelo teste credenciado pelo Inmetro que verificar todas as características do produto – dimensão, fios de rosca, matéria-prima, processo produtivo, para certificar o material e aprovar para uso em atmosfera explosiva.

A Alltex Equipamentos possui a União Fêmea Fêmea certificada, conforme as normas vigentes IEC 60079-1.

COMO IDENTIFICAR A UNIÃO FÊMEA FÊMEA TGVP OU EX-D?

As uniões TGVP possuem um anel de borracha que auxilia na vedação do conjunto. Já a união Ex-d não possui este anel, mas no local possui uma ranhura no corpo e na ponta lisa que conecta perfeitamente o corpo à ponta lisa, e também como qualquer produto Ex-d, leva uma marcação ao corpo com o número do certificado de conformidade.